Este trabalho foi vivenciado por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Umburana em Senhor do Bonfim-BA. A metodologia utilizada foi fundamentada no Ensino de Ciências Baseado em Investigação (ECBI), aonde questões problemas e hipóteses vêm antes da experimentação. A curiosidade dos alunos foi estimulada através de pesquisas bibliográficas sobre os artrópodes. Surgiram muitas indagações, entre elas: Todo artrópode é inseto? Para que serve as antenas? Todos os insetos têm asas? Algumas hipóteses foram anotadas, e no intuito de propor uma melhor compreensão sobre o tema, foram sugeridas saídas de campo para investigação, coleta e registro dos artrópodes encontrados no entorno da escola. Os animais coletados foram observados com lupas e microscópios, e tiveram as suas estruturas anatômicas desenhadas. Após os registros houve um discurso sobre as características mais comuns encontradas nestes animais e a separação dos mesmos por semelhanças morfológicas. A pesquisa visava o estudo dos insetos, e por isso este grupo foi selecionado para um maior aprofundamento. Observou-se não apenas a morfologia, mas também a fisiologia aplicada a cada estrutura corporal. Assim, os alunos levantaram hipóteses, corroboraram e refutaram os resultados chegando a uma conclusão coletiva. Esta atividade envolve os alunos e tende a provocá-los a buscar novas informações, a suprir as necessidades de organização de pensamento, a expor seus conhecimentos e a confrontá-los com argumentos de seus colegas e do professor. Evita criar apenas espectadores ou receptores passivos de informações pré-programadas que serão memorizadas e depois esquecidas, tornando-os articuladores de seus conhecimentos.
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