quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Oficina de modelagem


   Apesar dos constantes avanços da ciência e das tecnologias observa-se que o ensino de Ciências permanece ainda, na maioria dos casos, restrito às aulas expositivas com mínima participação dos alunos. A utilização de outras modalidades didáticas tais como: audiovisuais, ferramentas computacionais, práticas no laboratório e na sala de aula, atividades externas, programas de estudo por projetos e discussões, entre outras, quando ocorre, se dá por iniciativas de alguns professores, levadas a diante por enorme esforço pessoal de tais profissionais.
    Dessa forma o trabalho escolar na maioria das vezes, acontece dissociado do cotidiano do aluno e se apresenta ineficiente no objetivo de promover uma educação científica (KRASILCHIK, 2004).
   Os alunos veem o ensino de ciências apresentada em sala, como uma disciplina cheia de nomes, ciclos e tabelas a serem decorados, enfim, uma disciplina “chata”. Assim, a questão que se coloca é: como atrair os alunos ao estudo e como estimular seu interesse e participação? A resposta, claro, não é simples e nem há uma receita pronta. Observamos que para esta questão não pode haver uma fórmula universal, pois cada situação de ensino é única, porém, é necessário buscar soluções, refletir sobre o assunto e trocar experiências.

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